Documentário sobre nascente do Rio das Velhas será lançado no dia 13 de fevereiro
- Atlântico Filmes
- 31 de jan.
- 2 min de leitura
O “Cria Periferia” edição 2024 capacitou moradores da periferia de BH. Como parte da grade da oficina, os alunos produziram um documentário. “Fonte da Esperança” já tem sua pré estreia agendada para o dia 13 de fevereiro (quinta-feira) deste ano.

Formandos Cria Periferia 2024 (Fotos: Lucas Machado).
O cenário escolhido pela turma é o local onde corre uma das nascentes do Rio das Velhas, que foi desapropriado há alguns anos para a construção de um parque ecológico. Lá, moradores do entorno relembram os tempos de tranquilidade e também de aflição. São histórias diferentes e um único pano de fundo: o Rio das Velhas, que tem seu protagonismo destacado pelo depoimento de uma ambientalista. Tudo isso e outros aspectos são tema do documentário que investigou a situação de uma das nascentes, localizada na Vila Santo Antônio Barroquinha, região do bairro Serrano.
A produtora e instrutora Mônica Veiga destaca que ver esse momento de trocas resultar em ideias que viram projetos de filmes é algo mágico. “A turma foi engajada, criativa e bem disposta. Alguns alunos atravessaram a cidade para concluir o curso”, destaca.
Ao todo, foram 50 horas de imersão, incluindo a atividade prática para a realização do curta-metragem.
Bastidores de um período memorável.
A coordenadora geral e instrutora do programa, Dalila Pires, afirma que os alunos aprenderam bem a lição e a produção está muito bem-feita. “O Fonte da Esperança mostra aspectos escondidos no local e resgata memórias. O trabalho está muito bonito”.
RESERVE ESSA DATA!
A exibição de pré estreia será no Centro Cultural Pampulha e, após essa primeira exibição, o documentário será disponibilizado gratuitamente em nosso canal do YouTube, com tradução em LIBRAS e legenda em inglês, para amplo acesso do público em geral.

Cartaz Fonta da Esperança - Cria Periferia 2024 (Atlântico Filmes).
Fonte da Esperança - Sinopse
A nascente do Rio das Velhas, na Vila Santo Antônio Barroquinha (BH), já foi um símbolo de vida, mas hoje enfrenta degradação e abandono, e segue seu caminho na esperança de um dia ser construído um parque ecológico no local por onde passa o curso d'água. A partir de depoimentos de dois moradores e uma ambientalista, Fonte da Esperança resgata um pouco dessa trajetória e alerta sobre os riscos para toda a bacia hidrográfica. Com 12 minutos de duração, o documentário, produzido pelos alunos da oficina Cria Periferia, denuncia o descaso e reforça a urgência da preservação ambiental.
Nosso blog (re)nasce com o compromisso de ser um espaço para divulgar iniciativas que unem arte, educação, consciência ambiental e impacto social.
Convidamos você a nos acompanhar para descobrir novas ações, reflexões e novidades sobre o universo cultural e audiovisual. Já segue a gente no insta www.instagram.com/atlanticofilmes
Comments